terça-feira, 23 de junho de 2015

Reunião Multidisciplinar

Amanhã dia 24 de Junho, reunião multidiciplinar, cirurgião, psicóloga e nutricionista, e na esquecendo da assistente Social. Ir acompanhada e assinar os termos de responsabilidade da cirurgia!

terça-feira, 16 de junho de 2015

http://www.gastroplastia.net/pre-operatorio.html

http://www.gastroplastia.net/pre-operatorio.html

Logar

Clínica Prof. Dr. Roberto Frota-Pessôa

Apresentação Equipe cirúrgicaO problema da obesidadeCálculo do IMCCirurgia bariátrica Indicações Tipos de cirurgia Pré-operatório Pós-operatório ComplicaçõesDúvidas mais frequentesReuniõesDepoimentosMídiaFale conosco

Pré-operatório da Cirurgia Bariátrica

Como já vimos, todo o esforço é feito para que a operação seja um grande sucesso. Este é o objetivo da equipe médica e do paciente. Para tal temos que ter informações precisas sobre o estado de saúde do paciente antes da operação. Por isso muitos exames são realizados e só depois dos resultados conhecidos e da correção de qualquer anormalidade encontrada é que podemos decidir sobre a cirurgia bariatrica. Os exames normalmente solicitados estão listados abaixo com uma pequena explicação do porque da sua realização.

Exames pré-operatórios de rotina:

Parecer do endocrinologista

Embora sejam raras, existem doenças que podem levar a obesidade cuja correção não é feita através das operações propostas acima. Alguns pacientes podem ter, por exemplo, um tumor na glândula supra-renal que leva a obesidade. Neste caso a operação proposta tem que ser a retirada do tumor para que o paciente fique curado da doença e também da obesidade. Assim um estudo das glândulas endócrinas tem que ser realizado antes da decisão cirúrgica.

Parecer do psiquiatra

Existem distúrbios psiquiátricos que podem contra-indicar a cirurgia bariátrica. Tomemos como exemplo um paciente que sofra de uma doença chamada compulsão alimentar que faz com que o paciente, mesmo sem fome, coma uma quantidade exagerada de alimentos. Certamente que este distúrbio tem que ser tratado antes da operação, uma vez que após a cirurgia não será possível a ingestão desta quantidade de alimentos.

O conhecimento do perfil psicológico do paciente é fundamental para ajudá-lo durante a internação e no pós-operatório.

Parecer do ginecologista

O conhecimento da situação ginecológica prévia a operação é fundamental. Qualquer infecção deve ser tratada e se existir doenças que necessitem cirurgia como miomas uterinos que provoquem sangramentos deveremos ter conhecimento para podermos decidir se as cirurgias devem ser feitas separadamente e em que ocasião.

Parecer do pneumologista (provas de função pulmonar)

A pessoa com obesidade tem que fazer um esforço maior para respirar, um pulmão sem restrições é muito importante principalmente no pós-operatório imediato. Algumas pessoas têm que fazer exercícios respiratórios antes da operação.

Parecer do cardiologista (eletrocardiograma + ecocardiograma + risco cirúrgico)

A necessidade do conhecimento do estado funcional do coração é evidente. Além disto o cardiologista calcula o risco da cirurgia proposta para aquele paciente.

Rx de tórax - PA e Perfil

Este exame é importante para se detectar alguma doença pulmonar e estudar o tamanho do coração.

Ultrassonografia abdominal e pélvica

A presença de pedras na vesícula é mais comum no paciente obeso, caso isto se confirme a retirada da vesícula deverá ser feita no momento da cirurgia para cura da obesidade. Outras anormalidades também podem ser reveladas por este exame.

Endoscopia digestiva alta

A maior parte das cirurgias propostas inclui a diminuição e até mesmo o isolamento de parte do estômago do trânsito alimentar. Qualquer anormalidade deve ser tratada antes da operação.

Exames de sangue, urina e fezes

Através destes exames nós poderemos detectar doenças como por exemplo diabetes, anemia, insuficiência renal, aumento de triglicerídios, colesterol etc...é fundamental para tratar antes da operação e para podermos comparar os benefícios da cirurgia bariatrica através de exames posteriores.


Rua Jardim Botanico 700 / 502 :: Jardim Botânico :: Rio de Janeiro :: (21) 2239-3141

Copyright © 2010 - Clínica Prof. Dr. Roberto Frota-Pessôa - Todos os direitos reservados. Melhor visualizado em versões recentes do IE, Firefox, Chrome e Opera.

Importante saber !

Realizando exames pré operatório

Consulta realizada dia 12 com o Dr Kikko.

Tipo de exames pré operatório.

http://www.gastroplastia.net/pre-operatorio.html